EMB-202 Ipanema

EmbraerHoje li a notícia que a Embraer entregou duas aeronaves Ipanema à FAB… O Ipanema é uma aeronave que eu sempre admirei por ser robusta, econômica e versátil.

Falando em economia, desde 2004 essa aeronave é a unica no mundo homologada de fábrica para voar com AV-Alcool fazendo com que o custo de manter e operar essa aeronave diminua muito.

Para se ter uma idéia da versatilidade da aeronave, TUG(reboque de planadores), aeronave de pulverisação agrícola, combate a incêndios são algumas de suas utilização no país.

História:

Em 1969 o Centro Técnico Espacial(CTA) iniciou o projeto de um avião de pulverisação agrícola que atendesse as especificações pedidas pelo Ministério da Agricultura.

O primeiro protótipo(PP-ZIP) realizou seu primeiro voo no dia 30/07/1970, e em abril de 1971 a aeronave foi homologada. A Embraer ficou responsável pela produção em série e a iniciou logo após a homologação identificando-a como EMB-200.

O Ipanema está em prdução há mais de 30 anos e possui mais de 1000 unidades entregues, atualmente a aeronave é produzida pela Neiva Aeronáutica(subsidiária da Embraer) com sede em Botucatu/SP.

Versões:

O Ipanema possuí atualmente 7 versões diferentes, são elas:

  • EMB-200: Primeira versão, desenvolvida na decada de 70 pelo CTA. Possui motor um Lycoming de 260 HP. A capacidade do reservatório era de 550kg.
  • EMB-200A: Versão melhorada do EMB-200, com pneus maiores, nova tampa para reservatório de quimicos e outras alteraçõs menores
  • EMB-201: Homologada em 1973, essa versão possui um motor Lycoming de 300 HP, mais potente do que a versão original.
  • EMB-201A: Versão melhorada do EMB-201, varias alterações com relação à sua versão anterior, como winglets e um novo perfil de asa. Esta versão foi a primeira a se produzida pela Neiva em 1981.
  • EMB-201R: A Força aérea brasileira solicitou a produção de 3 TUGs para o Clube de Voo-a-Vela da Academia da Força Aérea (AFA), que tivessem potência suficiente para rebocar 2 planadores ao mesmo tempo, a Embraer então produziu esta versão denominada pela FAB de U-19
  • EMB-202: Versão melhorada pela Neiva do EMB-201, com maior capacidade de carga de químicos e melhoras na cabine einstrumentos, homologada em 1991.
  • EMB-202: Versão mais moderna do Ipanema, homologada em 2004, primeira aeronave de fábrica a voar com Alcool, é vendida atualmente em 2 versões Alcool(com motor de 320HP) ou AV-gas(motor de 300HP)

Happy landings
Fontes:
Embraer
Neiva
Enciclopédia de aviões Brasileiros -PEREIRA, Roberto – Ed. Globo/97.

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