40 Anos Embraer, e o Brasil finalmente a reconhece

EMB-120 nas cores da Embraer

Em agosto de 2009 a Embraer comemorará 40 anos de existência, mas parece que só agora as cias. aéreas brasileiras perceberam as qualidades do produto nacional. A Embraer começou suas operações produzindo o Emb-100/110 Bandeirante, e desde então vende seus produtos para governos, empresas e pessoas de todo o mundo. Operando o Bandeirante foram criadas as primeiras regionais do Brasil por um decreto do governo, assim surgiram TAM, Nordeste, Rio-Sul, Votec e TABA.

Protótipo do Bandeirante no hangar da Embraer em S.J.dos Campos

Protótipo do Bandeirante no hangar da Embraer.

Após o EMB-110 iniciou-se o desenvolvimento de uma versão melhorada e pressurizada do Bandeirante, o EMB-120, batizado de Brasília. O Brasília até hoje é um sucesso de vendas voando em 12 países (em operadores civis e militares). O Brasília voou pela primeira vez em 1983 e iniciou suas operações comerciais em 1985.

ERJ-145 nas cores da Rio-Sul

ERJ-145 nas cores da Rio-Sul

No final da década de 1980 foi iniciado o projeto de uma evoluçao do Brasília, uma aeronave turbofan. No inicio era uma versão do Emb120 alongado com a turbina fixada sobre a asa, após algumas modificações em 1992 surgiu a versão final que deu a origem ao EMB-145 (posteriormente ERJ-145 e família). O ERJ-145 foi o único jato da embraer operado por empresas brasileiras até 2008. No final da década de 1990 houve a mudança na diretoria e o inicio do desenvolvimento de novos jatos regionais, a família dos E-Jets (ERJ-170/175/190/195) os E-Jets, o primeiro voo de um E-Jet foi em Fevereiro de 2002. E em 2008, quatro anos após a entrada em serviço comercial do modelo e 12 anos após a entrada do Erj-145 em uma empresa brasileira, as companhias aéreas brasileiras redescobriram o Produto nacional, e quem no começo de 2008 via somente aeronaves Embraer saindo do País em cores de companhias internacionais como a JetBlue(EUA), Air France Régional ou Finnair(Finlândia) agora em 2009 verá nossos passaros voando em cores nacionais, as empresas Passaredo, Azul e Trip anunciaram que voarão aeronaves Embraer a partir de 2009.

Assim, 40 anos após o bandeirante dar novamente asas a aviaçao nacional, o país redescobre uma empresa que leva o nome do Brasil para o mundo de uma forma positiva. Espero que dessa vez a Embraer venha para ficar e crescer junto com as cias do Brasil.

Fonte: www.embraer.com.br
Wikipedia
Enciclopédia de Aviões Brasileiros – PEREIRA, Roberto – Editora Globo-1997

Anúncios

3 Respostas

  1. E claro, a BRA ainda tem as encomendas firmes dos E-Jets, espero que honrem o pedido assim teremos mais uma cia operando. http://www.turismobra.com.br/

  2. wow hein 8Dv

  3. Boas tardes

    Eu sou um Aeromodelista assumido, e como tal, após viajar num Embraer-120, desejei construir um Aeromodelo identico a este. Como não tenho neste momento os planos para o contruir, agradecia, caso fosse possivel, indicarem-me onde os adquerir,quer em planos, ou já em Kit, pois quero ter um com as cores da companhia “AIR 26” de Angola, na minha colecção.

    A vossa consideração

    Atenciasamente

    Vitor Rodrigues

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: